Por Partido Comunista da Grécia (KKE)
Em 15 de outubro de 2023, foi realizada o segundo turno das eleições locais na Grécia. Com base no resultado dos dois das eleições locais, as listas apoiadas pelo KKE foram votadas por centenas de milhares de populares, registando uma percentagem superior a 10% a nível nacional (de 6,86% nas eleições regionais 2019).
No primeiro turno, foi eleito o prefeito comunista da ilha de Ikaría, enquanto o prefeito comunista da terceira maior cidade do país, Patras, obteve 41% no primeiro turno e 56% no segundo turno sendo reeleito. Além disso, no segundo turno, foram eleitos prefeitos comunistas em mais 4 municípios (Kesarianí, Petrúpolis, Jaidari, Tírnavos). No total foram eleitos 6 prefeitos comunistas e centenas de comunistas e outros combatentes que uniram forças conosco, como vereadores nos municípios e prefeituras.
O resultado eleitoral mostra que apesar da correlação de forças negativa, se reforça uma corrente de questionamento da política dominante, do seu carácter de classe, dos partidos e governos que a servem, do Estado do capital.
*Fonte: https://inter.kke.gr/es/articles/El-KKE-sigue-su-lucha-con-aun-mas-fuerzas/
Edição: Página 1917
Este sucesso significa um aprofundamento da imersão do KKE na institucionalizada burguesa. É não mais que o prenúncio da derrota.
ResponderExcluirA participação nas eleições e conquista de postos no parlamento não significa necessariamente respaldo ao regime político burguês. A utilização da tribuna parlamentar pode se dar de diferentes formas, inclusive para criticar e denunciar o capitalismo e a institucionalidade burguesa.
Excluir