![]() |
| Nikos Ambatielos, membro do Conselho Executivo do Comitê Central do KKE |
Em 25 de setembro de 2026, as delegações internacionais participantes do 52º Festival KNE-“Odigitis” visitaram a sede do KKE. Durante a visita, Nikos Ambatielos, membro do Conselho Executivo do Comitê Central do KKE, fez um discurso de abertura no qual mencionou o seguinte:
Camaradas,
Sob o lema “ Um KKE poderoso, firme em todas as provações, pronto para atender ao chamado da história pelo socialismo!” , nosso Partido concluiu com sucesso seu 22º Congresso há alguns meses. Hoje, estamos em um período em que intensificamos nossos esforços para alinhar as ações e o funcionamento do Partido com seus objetivos revolucionários, seu Programa e Estatutos, e com a luta para mobilizar e preparar as forças da classe trabalhadora e do povo para a derrubada do sistema capitalista.
De forma geral, consideramos que a capacidade e a preparação do nosso Partido dizem respeito não apenas à prontidão estratégica e programática correspondente, mas também à sua política e ação organizacional atuais, nas condições de hoje, em uma unidade ininterrupta.
Afinal, mesmo em uma situação não revolucionária como a atual, devemos realizar um trabalho preparatório revolucionário com uma perspectiva de longo prazo.
Estamos lutando para persuadir cada vez mais trabalhadores – homens e mulheres, dos setores público e privado – assim como as camadas populares em geral, a romperem de vez com a ideologia burguesa e todas as suas variantes (liberal, social-democrata, etc.), o oportunismo e todos os partidos burgueses, qualquer que seja a sua aparência; e a consolidar e fortalecer, com todas as suas forças, as lutas, as reivindicações, as greves, as manifestações e o movimento revolucionário. Nesse esforço, não poupamos esforços, nem impomos limites à nossa contribuição, organizando uma preparação persistente e de longo prazo.
É crucial perceber exatamente em que fase nos encontramos agora que já se passaram os primeiros vinte e cinco anos do século XXI.
Trinta e cinco anos após os golpes contrarrevolucionários, o equilíbrio de poder na luta de classes permanece desfavorável em escala global. Ao mesmo tempo, os acontecimentos demonstram cada vez mais um sistema envelhecido e decadente, que agora se encontra historicamente obsoleto.
Após os golpes contrarrevolucionários de 1989-1991, governos imperialistas e burgueses afirmaram que uma nova era de paz e prosperidade estava surgindo para os povos. Essas proclamações foram completamente desmentidas.
Atualmente, existem mais de 55 zonas de guerra ativas em todo o mundo , o maior número desde a Segunda Guerra Mundial.
Só a UE está a gastar mais de 800 mil milhões de euros na economia de guerra, no âmbito do programa "Rearmamento da Europa", e todos os outros estados burgueses estão a seguir na mesma direção, aumentando drasticamente as suas despesas militares e inundando os "mercadores da morte" e as indústrias bélicas com dinheiro, em detrimento das necessidades sociais.
O número de refugiados deslocados à força em todo o mundo atingiu 122 milhões como resultado de guerras imperialistas e da intensificação da exploração capitalista dentro dos países.
Está confirmado que o capitalismo agora só pode oferecer guerras, crises econômicas, pobreza e deslocamento.
Em vez de serem utilizadas para atender às necessidades sociais, as novas tecnologias nas mãos dos capitalistas servem para aumentar os lucros de poucos , intensificar a exploração e suprimir e manipular a classe trabalhadora.
A desaceleração da economia global nos últimos anos evidencia a grande quantidade de capital superacumulado , que não pode ser recapitalizado a uma taxa de lucro satisfatória. Os sinais de uma nova crise econômica capitalista internacional demonstram, mais uma vez, sua natureza recorrente no funcionamento normal da economia capitalista. Isso não é uma aberração; está no cerne do próprio funcionamento do sistema capitalista.
Ao longo de todo esse período, ficou claro que nenhuma proposta de gestão burguesa, seja keynesiana ou neoliberal, expansionista ou contracionista, de política fiscal e monetária, pode abolir o ciclo de crise econômica capitalista, a produção capitalista desigual, a criação simultânea de riqueza e pobreza, ou seja, a contradição entre o caráter social da produção e a apropriação capitalista de seus resultados, o que constitui a contradição fundamental do modo de produção capitalista.
Nesse contexto, promove-se a transição para uma economia de guerra e os preparativos para uma guerra imperialista em larga escala; por um lado, isso proporciona uma saída para o capital estagnado, enquanto, por outro, serve a um duplo propósito: a redistribuição de mercados, rotas de transporte e investimentos nas ruínas das áreas devastadas pela guerra. Essa estratégia é acompanhada por redução dos gastos sociais e intensificação do autoritarismo e da repressão.
Todos esses acontecimentos confirmam que a única saída progressista hoje é uma transição revolucionária para o socialismo – o comunismo. Isso exige o estrito cumprimento das leis que regem a revolução socialista e a construção da nova sociedade. Exige também a destruição do Estado burguês, a socialização dos meios de produção e o planejamento científico centralizado, que são ferramentas insubstituíveis nas mãos do poder operário.
Os amplos movimentos contrarrevolucionários dos últimos 30 anos não alteram a natureza da nossa era. Vivemos numa era em que a transição do capitalismo para o socialismo é uma necessidade, visto que as pré-condições materiais para a organização socialista da produção e da sociedade estão maduras. Apesar disso, observa-se, em muitos casos, uma falta de preparo por parte do fator subjetivo; esse fator esteve e continua, em grande medida, preso a essa situação.
O caráter da revolução não é determinado pelo equilíbrio de forças. Na era do imperialismo, a revolução será socialista. A estratégia de estágios intermediários e de transição, assim como as concepções burguesas de socialismo que o equiparam às políticas keynesianas de uma “economia mista” ou a múltiplas formas de propriedade — como a estatal, a capitalista, a comercial de pequena escala, etc. — tornaram-se o veículo da contrarrevolução nos últimos 35 anos, perpetuando o domínio dos monopólios e a exploração do homem pelo homem.
Gostaríamos de destacar particularmente o seguinte: 80 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial Imperialista, o perigo de uma Terceira Guerra Mundial imperialista em grande escala está cada vez mais próximo.
O desenvolvimento desigual, como lei absoluta do capitalismo, está impulsionando mudanças no equilíbrio de poder entre os estados capitalistas e as alianças imperialistas, as rivalidades intra-imperialistas estão se intensificando, os eixos imperialistas estão sendo abalados e remodelados, e as contradições dentro dos estados capitalistas estão se tornando mais agudas.
O principal fator que alimenta e intensifica a competição imperialista e os conflitos em nível internacional é o declínio do poder econômico dos EUA em paralelo à ascensão da China, bem como as crescentes contradições entre os Estados-membros da OTAN e da UE e dentro deles. Em oposição à aliança euro-atlântica, tal como se desenvolveu até o momento, está a aliança eurasiática em formação, com a China, prestes a assumir a posição de liderança na economia capitalista internacional, e a Rússia, que permanece a segunda maior potência militar.
A acirrada competição imperialista pelo controle dos mercados, das fontes de produção de riqueza e das rotas de transporte de energia e mercadorias é evidente em todos os lugares. Essa competição desencadeou duas guerras imperialistas na Ucrânia e no Oriente Médio, cujas frentes tendem a convergir, nas quais muitos dos estados capitalistas do mundo estão envolvidos de uma forma ou de outra.
A nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA reflete e adapta as prioridades imediatas do imperialismo americano; ela destaca os objetivos e os planos perigosos que estão sendo implementados pelos monopólios americanos no continente americano, na arena do grande confronto com a China.
Tendo como pano de fundo o longo bloqueio imperialista a Cuba, o governo Trump introduziu uma série de novas medidas numa tentativa de sufocar o povo cubano, particularmente através do bloqueio energético que impôs.
Além disso, há alguns meses, a Venezuela tornou-se alvo de uma intervenção militar imperialista dos EUA, com o objetivo de facilitar a penetração de grupos econômicos americanos, com a cumplicidade de parte do aparato estatal e de figuras-chave do governo social-democrata, como demonstraram os acontecimentos recentes.
No Oriente Médio, os EUA promovem seu plano de remodelar a região em seu próprio benefício e de estabelecer Israel como um ator fundamental. O povo palestino está sendo sacrificado em prol de planos imperialistas para um "Novo Oriente Médio" e para a nova rota comercial indiana, o IMEC, que visa contrabalançar a "Rota da Seda" chinesa. Após a destruição de Gaza e em meio ao genocídio em curso contra o povo palestino, os EUA e Israel seguem adiante com um plano para transformar a Faixa de Gaza em um protetorado.
A promoção dos interesses monopolistas dos EUA, de Israel e da UE é a motivação por trás da ofensiva militar imperialista lançada em 28 de fevereiro de 2026 contra o Irã, um importante país capitalista que se alinha ao emergente bloco euroasiático. O ataque militar dos EUA e de Israel contra o Irã, que tem o povo iraniano como vítimas, serve à estratégia americana de "espaço vital", que visa manter sua posição de liderança no sistema imperialista global, com sérias consequências para o mercado capitalista na produção e transporte de petróleo e gás natural (particularmente através do bloqueio do Estreito de Ormuz), pelas quais os povos estão pagando um preço alto. Até o momento, os imperialistas estadunidenses, juntamente com Israel, não alcançaram seus objetivos declarados; o povo iraniano resiste, enquanto uma perigosa escalada militar está em curso em meio às negociações.
Na prática, está ficando claro que os cessar-fogos e os acordos no âmbito da “paz” imperialista – sob a mira de armas – são frágeis e temporários, abrindo caminho para novas fases de guerras imperialistas.
O KKE, juntamente com dezenas de outros partidos comunistas, destacou a natureza imperialista da guerra na Ucrânia em ambos os lados do conflito. Observou que o povo ucraniano está pagando o preço pelas rivalidades e intervenções da OTAN e da UE – que apoiam o governo Zelenskyy – com a Rússia capitalista. Ressaltou a responsabilidade das classes burguesas de todas as forças envolvidas, rejeitando seus pretextos e refutando a distorção histórica anticomunista e antissoviética à qual ambos os lados se entregam. Enfatizou a necessidade da luta conjunta dos povos e criticou o envolvimento multifacetado da Grécia na guerra, pelo qual o governo da Nova Democracia e todos os partidos burgueses são responsáveis, uma vez que apoiam a estratégia de ascensão da burguesia grega e defendem a OTAN e a UE.
Os Estados europeus que integram a aliança euro-atlântica formaram a chamada "Aliança dos Dispostos", numa tentativa de obter uma parte dos despojos, intervir em nome dos seus próprios monopólios e participar em "garantias de segurança"; o debate sobre a "autonomia estratégica" da UE está a intensificar-se e centenas de milhares de milhões de euros estão a ser canalizados para a indústria armamentista.
Nessas circunstâncias, capitalistas e partidos políticos burgueses exploram as forças fascistas de extrema-direita como um "bicho-papão" para reforçar a suposta "superioridade" da democracia burguesa, que esmagou os direitos dos trabalhadores e do povo sob todos os governos liberais e social-democratas. De fato, em meio aos preparativos para a guerra, tais forças são ainda mais úteis ao sistema para semear o veneno do racismo e do nacionalismo entre os trabalhadores e o povo, de modo que o principal culpado permaneça intacto: a política antipopular dominante, a UE do capital e da guerra, o próprio sistema capitalista. Somente um movimento operário e popular revitalizado, a luta de classes e a luta contra as causas que alimentam essas correntes reacionárias podem dar resposta à extrema-direita, bem como às usuais polarizações falidas e falsas que estão sendo criadas.
Todas as classes burguesas estão tomando partido neste banho de sangue para promover seus próprios interesses. A burguesia grega envolveu nosso país na guerra, tornando-o tanto perpetrador de ataques contra outros povos quanto alvo de represálias; ao mesmo tempo, seus objetivos estão em conflito direto com os da burguesia turca. Acordos e alianças estão sendo reestruturados, sendo um exemplo primordial o "Acordo de Meca" entre Turquia, Paquistão e Arábia Saudita no Oriente Médio assolado por conflitos. Este novo acordo também implica uma intensificação ainda maior das tensões, dada a rivalidade entre Israel e Turquia, as reivindicações da burguesia turca no Mar Egeu e os desdobramentos negativos que se avizinham na questão do Chipre.
O KKE definiu sua posição e orientação de ação em relação à guerra imperialista em seu programa. Não nos deixaremos enganar por falsas bandeiras, mas o Partido liderará a luta operária e popular em todas as suas formas, para que o povo, unido em uma frente operária e popular, possa garantir a liberdade e uma saída do sistema capitalista que, enquanto prevalecer, trará guerra e “paz” com uma arma apontada para a cabeça do povo. Essa direção estratégica impõe grandes exigências ao Partido; está ligada ao fortalecimento geral da capacidade ideológica e política do Partido para fazer jus ao seu caráter revolucionário em todas as circunstâncias. Requer uma intervenção decisiva e bem fundamentada na luta ideológica e política que está se desenrolando e que se intensificará no período vindouro.
A classe trabalhadora e suas forças populares aliadas não têm interesse em se alinhar a um ou outro bloco imperialista, nem em escolher entre um bloco de ladrões e outro. A tarefa central da classe trabalhadora em nosso país, assim como das demais camadas populares aliadas, não é se deixar enredar pelos vários pretextos e ilusões associados ao bloco imperialista, ou seja, o bloco UE-OTAN do qual o Estado burguês grego participa. Em vez disso, trata-se de romper com os planos imperialistas, fomentar o ceticismo e a desconfiança em relação ao governo burguês e ao Estado, e lutar pelo desapego da OTAN, da UE e de todas as alianças imperialistas, além de reforçar a compreensão de que não existem interesses nacionais comuns entre trabalhadores e capitalistas, nem mesmo em tempos de guerra.
Os Partidos Comunistas da Grécia e da Turquia apelam à classe trabalhadora e a outras camadas populares, pois é agora essencial fortalecer a luta conjunta dos dois povos contra os planos da burguesia e das alianças imperialistas.
Exigimos que a vontade dos dois povos vizinhos seja respeitada – seu desejo e exigência de viver em paz – e que, por meio de sua luta conjunta, eles se tornem forças líderes, abrindo caminho para a derrubada do sistema de exploração e guerra e para uma nova sociedade socialista.”
Com essa declaração em mãos, milhares de membros do KKE e do KNE estão atualmente realizando uma ampla campanha informativa nos principais locais de trabalho, em bairros operários e entre os jovens, para destacar o caminho a seguir e a luta comum dos dois Partidos Comunistas.
Sem sacrifícios pelos lucros e guerras dos capitalistas. Sob esse lema, dezenas de milhares marcharam na manifestação organizada pelos Centros Trabalhistas, sindicatos, federações, organizações de agricultores e outras organizações de massa, há duas semanas, em Salônica.
Nesse sentido, o novo dia internacional de ação dos estivadores também está ganhando força, espalhando-se por mais de 45 portos, com a participação ativa de estivadores comunistas no porto de Pireu, podendo se estender a outros locais de trabalho.
E assim continuaremos; dedicaremos todas as nossas forças para garantir que, em um mundo em chamas, a luta de vanguarda e independente da classe trabalhadora e do povo – com o KKE na vanguarda – seja vitoriosa.
Camaradas
É sabido que a guerra imperialista na Ucrânia provocou novas fissuras no Movimento Comunista Internacional , que enfrenta uma crise ideológica, política e organizacional profunda e de longa data. Este problema é de suma importância para o rumo da luta de classes, cuja dimensão internacional é crucial.
Esta situação surgiu num momento em que os acontecimentos evidenciaram a necessidade de um reagrupamento revolucionário do movimento comunista, defendido pelo KKE e pelos Partidos Comunistas com os quais o nosso Partido coopera no âmbito da Ação Comunista Europeia (ACE) e da Revista Comunista Internacional (RCI), bem como por dezenas de outros Partidos Comunistas de várias partes do mundo.
Neste esforço, buscamos particularmente ação conjunta e cooperação com Partidos Comunistas e forças comunistas que atendam aos seguintes critérios:
a) Eles defendem o marxismo-leninismo e o internacionalismo proletário.
b) Eles se opõem ao oportunismo e ao reformismo; rejeitam a governança de centro-esquerda e social-democrata, qualquer forma de governança burguesa, a participação ou o apoio a governos burgueses e qualquer variação da estratégia de etapas.
c) Eles defendem as leis científicas da revolução socialista. Com base nessas leis, avaliam o curso da construção socialista; procuram examinar e extrair lições dos problemas e erros, e rejeitam posições relativas ao “socialismo de mercado” ou à negação das leis que regem a construção socialista com base em particularidades nacionais.
d) Eles condenam a guerra imperialista e destacam as responsabilidades da burguesia em ambos os lados do conflito. Abriram uma frente ideológica contra percepções errôneas sobre o imperialismo, particularmente aquelas que dissociam sua agressão militar de seu conteúdo econômico, e contra todas as alianças imperialistas. Opõem-se a toda aliança imperialista; não tomam partido em conflitos imperialistas.
e) Eles estabelecem laços com a classe trabalhadora, procuram atuar dentro do movimento sindical e dos movimentos dos setores populares das camadas médias urbanas e rurais, buscam integrar a luta diária pelos direitos dos trabalhadores e do povo a uma estratégia revolucionária contemporânea para o poder operário.
f) Eles não separam a luta contra a guerra e o fascismo da luta contra o capitalismo, que lhes dá origem. Rejeitam o falso “antifascismo” e as diversas “frentes antifascistas” utilizadas por forças burguesas e oportunistas para aprisionar as pessoas em suas próprias agendas. Estão engajados em uma luta ideológica e política contra o anticomunismo e a supressão das lutas operárias e populares.
O KKE, fiel ao princípio do internacionalismo proletário, levando em conta o caráter internacional da luta de classes e a necessidade de uma estratégia revolucionária unificada do movimento comunista, luta para estabelecer um polo marxista-leninista e para o reagrupamento revolucionário do Movimento Comunista Europeu e Internacional.
Camaradas,
Como membros do KKE, sabemos que, para alcançarmos nossos grandes objetivos, precisamos de uma organização melhor e de maior qualidade do trabalho cotidiano do Partido. Devemos agir junto às centenas de milhares de trabalhadores, pequenos agricultores e autônomos urbanos que sofrem sob o sistema capitalista, com os horrores da guerra e da exploração – em suma, com tudo aquilo de que não podem, e jamais poderão, se libertar sem a derrubada da burguesia e o estabelecimento do poder operário – explicando isso de forma específica, simples e clara às grandes massas, aos milhões de pessoas. Devemos falar abertamente e destacar as características da sociedade socialista que planejamos e buscamos construir, para a qual começamos a nos preparar hoje. Devemos preparar forças pioneiras da classe trabalhadora e forças populares aliadas para adquirirem experiência nos intensos confrontos da luta de classes.
Hoje, buscamos fazer com que o debate central gire em torno da seguinte questão: 'Que tipo de Grécia queremos? Por que tipo de Grécia estamos lutando? Uma Grécia dentro de uma Europa com uma economia de guerra na indústria, energia, transporte, pesquisa científica, etc.? Ou uma Grécia e uma Europa do socialismo como uma resposta realista, necessária e madura para o século XXI?'
Nesse sentido, o KKE, por meio de sua luta ideológica e política independente, e através dos sindicatos e outras organizações de massa, está na vanguarda de toda luta, grande ou pequena, pelos direitos e necessidades dos trabalhadores e do povo contemporâneos, e pelo fortalecimento da corrente que desafia a política dominante, que se expressa particularmente na mudança do equilíbrio de poder dentro do movimento operário, do movimento estudantil e dos movimentos de pequenos agricultores e trabalhadores autônomos urbanos.
Não subestimamos o desequilíbrio de forças mais amplo; avaliamos objetivamente os avanços significativos alcançados nos últimos anos graças à estratégia revolucionária do KKE, ao trabalho incansável dos comunistas e aos milhares de amigos e pessoas que unem forças com o nosso Partido para fortalecer os laços ideológicos e políticos com a classe trabalhadora e as camadas populares.
O resultado desses esforços foi que as forças de classe, por meio da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME), conquistaram o primeiro lugar no Centro Operário de Atenas, o maior centro sindical do país, a maioria absoluta nos centros sindicais de Pireu e Patras, em dezenas de centros e federações sindicais e em centenas de sindicatos. Também ficaram em primeiro lugar na Confederação dos Trabalhadores do Setor Público, na Federação Pan-Helênica de Médicos Hospitalares e nas Federações Pan-Helênicas de Professores do Ensino Fundamental e Médio. Pelo quinto ano consecutivo, a lista apoiada pela Juventude Comunista da Grécia conquistou o primeiro lugar nas universidades. Graças à ação de vanguarda dos comunistas, grandes greves em todo o país e diversas mobilizações ocorreram em vários setores e locais de trabalho. A luta heroica dos agricultores durou 55 dias, durante os quais bloquearam as estradas com seus tratores, em protesto contra as decisões das Federações e Associações Agrícolas.
Essas foram lutas significativas contra as políticas antipopulares do governo da Nova Democracia, do grande capital e da UE, e um confronto com os outros partidos burgueses, que estão estrategicamente alinhados com o governo.
Nosso partido está na vanguarda da luta contra o envolvimento cada vez maior da Grécia em guerras e planos imperialistas, apoiados pelos partidos liberais e social-democratas. O KKE lançou centenas de iniciativas contra o envio de equipamentos militares para a Ucrânia, o destacamento de forças navais para o Oriente Médio e a presença de bases dos EUA e da OTAN em nosso país. Essas bases foram instaladas pelos governos da Nova Democracia, do PASOK e do SYRIZA durante o mandato de Tsipras. Isso demonstra, mais uma vez, o papel pecaminoso e perigoso da social-democracia, que finge ser pró-povo.
Temos consistentemente liderado a expressão de solidariedade com Cuba e, hoje, em meio às tensões causadas pelo bloqueio e pela agressão imperialista, lançamos uma importante intervenção ideológica e política. Através de grandes comícios e manifestações, como as realizadas duas vezes em Atenas, onde cercamos a embaixada dos EUA, bem como em Tessalônica e outras cidades do país, exigimos o fim imediato do bárbaro embargo dos EUA, um embargo que equivale a genocídio, e a remoção imediata de Cuba da desprezível lista de “estados patrocinadores do terrorismo”. Exigimos isso nas ruas durante os protestos, no Parlamento Europeu e no Parlamento Grego, como foi feito mais uma vez anteontem pelo porta-voz do grupo parlamentar do KKE. O mesmo se aplica a todos os povos sujeitos à agressão imperialista.
Enfrentamos resolutamente os falsos dilemas que eles apresentam como parte da tentativa de reformar o corrupto sistema político burguês, que permeia todos os partidos do capital, tanto liberais quanto social-democratas, para conter e controlar o crescente descontentamento popular em meio às guerras imperialistas, ao envolvimento da Grécia nesses conflitos e a uma possível nova crise capitalista, com o objetivo de garantir a “estabilidade política” para os lucros e interesses dos monopólios e de proteger o sistema de exploração e guerra. A posição programática do KKE de não participar ou apoiar um governo que opere dentro da estrutura do capitalismo é uma conquista significativa para os comunistas, os trabalhadores e o povo.
Permanecemos vigilantes e combatemos os ataques anti-KKE, o anticomunismo em todas as suas formas, a mobilização de vários grupos provocadores e gangues fascistas criminosas, o terrorismo liderado por patrões e a repressão estatal às lutas dos trabalhadores.
Continuamos determinados, confiantes na força da classe trabalhadora e de seus aliados, a reconstruir o movimento operário e fortalecer a aliança social.
À medida que o mundo do capitalismo se deteriora e se torna mais agressivo, temos certeza de que as condições para sua derrubada estão amadurecendo e suas contradições vêm à tona, revelando a profunda fragilidade do sistema de exploração capitalista.
Sua derrubada será alcançada por meio de ações conscientes, organizadas e militantes da classe trabalhadora e do povo, lideradas pelo Partido Comunista. Este é um caminho difícil e exigente, mas é o único que leva adiante. O KKE está na vanguarda dessa luta.
Damos-lhe as boas-vindas mais uma vez e desejamos que tenha um tempo maravilhoso e criativo no Festival KNE - “Odigitis”.
Edição: Página 1917
Fonte: https://inter.kke.gr/en/m-article/Introductory-speech-by-Nikos-Ambatielos-member-of-the-PB-of-the-CC-of-the-KKE-to-the-international-delegations-participating-in-the-52nd-KNE-Odigitis-Festival/

Nenhum comentário:
Postar um comentário