Na sua declaração, o Gabinete de Imprensa do CC do Partido Comunista da Grécia (KKE) sobre a escalada da guerra no Oriente Médio destaca que:
“O esperado ataque do Irã a Israel em retaliação ao ataque criminoso do Estado de Israel à embaixada iraniana em Damasco, Síria, com oficiais iranianos mortos, é uma perigosa escalada da guerra no Médio Oriente que pode adquirir enormes dimensões no caso de um ataque por Israel e seus aliados contra o Irã.
O KKE alertou desde o início que a ocupação israelense e o genocídio contra o povo palestino, com o apoio dos EUA, da OTAN e da UE, os ataques israelenses na Síria e no Líbano, bem como os antagonismos imperialistas no Mar Vermelho, com a presença das forças militares euro-atlânticas e a participação da Grécia estão a criar as condições para a generalização da guerra e a abrir “as portas do inferno”. A população da região, e entre ela o povo grego, encontra-se no meio de grandes perigos.
A Grécia, com a responsabilidade do governo da ND e a cumplicidade do SYRIZA, do PASOK e dos outros partidos, está profundamente envolvida em duas guerras imperialistas simultâneas, no Oriente Médio e na Ucrânia, com consequências dolorosas.
Agora, o povo deve exigir mais alto que o governo da ND retire imediatamente o seu apoio ao assassino do Estado de Israel e desengaje o nosso país das guerras imperialistas, que feche as bases e infra-estruturas dos EUA e da OTAN, que retire a fragata “Hydra” do Operação Aspides da União Europeia no Mar Vermelho.
O povo não deve aceitar tornar-se “alimento para os canhões” dos imperialistas e para os interesses da burguesia grega; devemos condenar decisivamente o governo da ND e os partidos que apoiam a OTAN e o Euro-Atlantismo, fortalecer o KKE que luta consistentemente para que o povo viva em paz e para que se liberte da barbárie capitalista que dá origem a guerras, pobreza e as ondas de refugiados."
14/04/2024
Edição: Página 1917
Nenhum comentário:
Postar um comentário