Índice de Seções

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Meirelles Sofre Grave Derrota no Congresso

Henrique Meirelles, o "todo poderoso" ministro da fazenda do governo Temer, acaba de sofrer uma grave derrota no Congresso Nacional. A medida provisória 774, que visava reduzir as desonerações fiscais sobre a folha de pagamento de diversos setores empresariais, sofreu modificações substanciais com a aprovação do parecer do relator, deputado Airton Sandoval (PSDB), na comissão mista do Congresso. A principal delas, incluída no parecer aprovado, é o adiamento da sua entrada em vigor para janeiro de 2018, enquanto o texto original, enviado pela equipe econômica, previa julho de 2017.

Com esse adiamento, segundo projeção do próprio governo, o caixa do tesouro deixa de receber este ano um reforço de 2,1 bilhões, agravando ainda mais o rombo nas contas públicas. Além desse adiamento, por si só, uma derrota, a comissão aprovou modificações que ampliam os setores que continuarão beneficiados pela desoneração, restando ainda quinze destaques que serão votados na próxima semana. 

Essa derrota sinaliza o enfraquecimento do governo Temer/Meirelles, acossado por denúncias gravíssimas de corrupção, pela sua enorme impopularidade confirmada por todas as pesquisas e pela redução do apoio entre o empresariado, desconfiado da sua capacidade de aprovar as reformas que retiram direitos básicos dos trabalhadores. Os reflexos disso estão na exposição negativa do governo por uma parte significativa da mídia, antes totalmente governista, e que agora passou a exigir a sua renúncia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, ajude a divulgar o Página 1917, compartilhe nossas publicações nas suas redes sociais.