Índice de Seções

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Francisco Boix, Um Fotógrafo no Inferno

    Página 1917 divulga o documentário "Mauthausen, Francisco Boix, Um Fotógafo no Inferno" em homenagem a Francisco Boix Campo (Barcelona, 31-08-1920 - Paris, 07--07-1951).
        Francisco Boix era um jovem fotógrafo e militante comunista espanhol que se alistou como soldado do Exército Republicano durante a Guerra Civil Espanhola, após a derrota partiu junto com milhares de ex-combatentes e refugiados para o exílio na França. A Segunda Guerra Mundial começa e logo a França é ocupada pelos alemães, Boix acaba preso e enviado para o campo de concentração nazista de Mauthausen na Áustria.
       Pelos seus conhecimentos foi designado pelos alemães para trabalhar no serviço de identificação dos detentos, nesse período fez um grande número de fotografias, furtou muitos negativos e com ajuda dos seus camaradas espanhóis da célula comunista conseguiu escondê-los dos guardas da SS. No período pós-guerra essas fotos foram usadas para incriminar líderes nazistas e os chefes dos campos de concentração nos julgamentos de Nuremberg.

Francisco Boix, herói do proletariado!

Francisco Boix, prisioneiro em Mauthausen.

Assista no link abaixo: "Mauthausen, Francisco  Boix, Um Fotógafo no Inferno"



Francisco Boix combatente republicano na Guerra Civil Espanhola.




Prisioneiros soviéticos em Mauthausen.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, ajude a divulgar o Página 1917, compartilhe nossas publicações nas suas redes sociais.